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Tipos de links SEO: Definição, características e vantagens

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O posicionamento na Web tem evoluído nos últimos anos. Se no início a importância recaiu sobre o uso de palavras-chave, atualmente existem diferentes técnicas que estão ganhando força. Neste artigo explicamos os diferentes tipos de links SEO (cuidado ao comprar backlinks), em que consistem e suas características e vantagens. Você quer saber mais? Continue lendo!

Tipos de links de SEO

Para realizar a estratégia de link building mais eficaz possível, é essencial conhecer os diferentes tipos de links de SEO existentes e como utilizá-los antes de começar. (Sempre recomendado contratar uma agencia para link building).

Links internos

Começamos a lista de tipos de links de SEO com links internos. São hiperlinks entre duas páginas dentro do próprio site. Ou seja, eles pertencem ao mesmo domínio.

Por exemplo, no caso de ter um blog, você pode vincular um artigo publicado a outro sobre o mesmo tema. Isso despertará o interesse dos leitores e aumentará o tempo gasto em seu site.

O uso adequado de links internos também ajudará os mecanismos de pesquisa a rastrear novos conteúdos e categorizá-los.

Os links internos são divididos em dois grupos:

  • Links de navegação: menus, barras laterais, rodapé, etc.
  • Links contextuais: dentro de artigos e textos.

VANTAGENS DA LINKAGEM INTERNA

Já sabemos o que são links internos, mas quais são suas vantagens?

Melhore a experiência do usuário: se um usuário deseja encontrar mais informações sobre uma palavra ou tópico relacionado ao seu artigo, um link direto para a explicação sem dúvida melhorará sua experiência. O Google prioriza a satisfação, então será um ponto a favor para melhorar o posicionamento de um site.

Reduza a taxa de rejeição: Links internos facilitam a navegação do visitante. O uso de hiperlinks relacionados aumenta o número de visualizações de página e a permanência em um site.

Ajude o Google a classificar seu site: Poderíamos dizer que esse tipo de links de SEO permite que o Google tenha uma ideia da sua especialidade e do conteúdo que você oferece. Também a quais seções você dá mais valor.

Transferência de autoridade: Através de links internos transferimos autoridade e assim podemos posicionar as páginas que nos interessam. Dá a você a oportunidade de posicionar os URLs de sua preferência.

Evite a canibalização: esses hiperlinks melhorarão a compreensão do Google sobre a detecção de conteúdo importante em um site. Mapear uma estratégia ajudará você a fazer isso e, assim, evitar a canibalização. Você saberá o que priorizar.

Links externos

Em segundo lugar entre os tipos de links de SEO mais importantes estão os links externos. Links externos são aqueles que apontam para um domínio diferente do seu site. Um sinônimo de link externo é link de saída.

A quantidade de links externos também é importante na hora de ser avaliada pelos buscadores.

Tenha cuidado para não abusar do uso desses hiperlinks. Um número excessivo deles pode prejudicar o posicionamento. Devem estar relacionados com o conteúdo e agregar valor. No caso de ir para uma página de spam ou não confiável, os motores de busca podem penalizá-lo. Para evitar isso, links externos para sites confiáveis ​​e relevantes sempre devem ser incluídos.

Por outro lado, se não quiser que os seus links externos sejam avaliados pelo Google ou outros motores de busca, terá de identificar esses hiperlinks com o atributo nofollow.

Para descobrir se é um link adequado ou não, pense se você recomendaria esse site específico. Se você não tem certeza da resposta, não faça.

Quanto à quantidade, muitos links externos podem enfraquecer a classificação da página da web. Um a três seria o número correto.

VANTAGENS DA LIGAÇÃO EXTERNA

As vantagens de links externos incluem o seguinte:

  • Geram links com autoridades: Tem vezes que você faz um link para outra página da web, ela percebe e retorna outro link para o seu conteúdo. É uma boa forma de gerar links com outras marcas com autoridade em seus sites.
  • Melhorar a experiência do usuário: Assim como no caso dos links internos, os links externos também melhoram a experiência do usuário. Quando você oferece ao visitante conteúdo de qualidade relacionado a ele, ele o posiciona como uma fonte de referência e você ganha credibilidade.
  • Maiores possibilidades de difusão: É a vantagem mais óbvia. Quanto mais informações valiosas e links para sites que expandem ou validam o conteúdo, mais chances ele terá de ser compartilhado nas redes sociais. Isso indiretamente ajuda a construir a reputação da marca e a classificar melhor em SEO.

Dofollow Links

Entre os diferentes tipos de links SEO estão os links dofollow. Estes realmente não existem. Não há nenhum atributo ou tag html chamado assim. Este termo existe apenas para diferenciá-lo dos links nofollow. Ou seja, por padrão, todos os links são dofollow.

É um link atual sem acréscimos. No caso de querer converter o link para nofollow, teríamos que adicionar esta tag.

Esses tipos de links facilitam a descoberta de novas páginas e conteúdos na Internet pelos mecanismos de busca. É visível para o Google. Vem dizer ao buscador para seguir aquele link porque é de qualidade. Os motores consideram isso como um voto de confiança para aquela outra página da web. Isso, em resumo, faz com que a autoridade daquela página aumente e a sua diminua.

Este último ponto é a grande desvantagem deste tipo de link: a transferência de autoridade.

Sim, é verdade que, por outro lado, o Google acaba por acrescentar implicitamente a importância da sua página. O buscador valoriza quem coloca esses links, pois relaciona seu uso à generosidade e à contribuição de informações valiosas.

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Links Nofollow

Finalmente, é necessário mencionar a existência na lista de tipos de links de SEO para links nofollow. Ao contrário dos dofollows, os nofollows são um atributo HTML. Na verdade, os documentos na Internet são codificados com essa linguagem e ela é usada para dizer ao navegador que não a siga.

Além disso, os links nofollow não agregam pontos ao nosso site, nem aumentam a visibilidade e não melhoram o posicionamento de SEO.

O Google introduziu originalmente essa tag em 2005 para combater o spam de links negativos desenfreados nos comentários do blog. É por isso que plataformas como o WordPress, por exemplo, adicionam a tag nofollow aos comentários com links por padrão.

Para saber se um link é dofollow ou nofollow, basta clicar com o botão direito do mouse no hiperlink que queremos e selecionar a opção “inspecionar”. Uma parte do código da página será exibida automaticamente exatamente no ponto onde o link está localizado. Basta olhar os atributos que acompanham o link e procurar a tag “rel=”nofollow””. Se não aparecer, é dofollow.